Atenção!


ATENÇÃO




O ItaCrux Adventure Clube de Montanhismo adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico, equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades. As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos específicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade. Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir.




Escalando, use sempre capacete! Boas Escaladas!


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Qual a definição de escalada?

“Esporte que consiste na escalada de montanhas e paredões artificiais, no caso da prática indoor (ambiente fechado)”. Esta é a definição de escalada.
No entanto muitas pessoas de forma equivocada associam a atividade ao alpinismo, um erro bem comum, porém que incomoda os amantes do esporte.
Vale ressaltar que o alpinismo se refere à prática realizada nos Alpes, por isso recebe tal nome. Logo, é correto afirmar que a escalada é toda a ação praticada nas montanhas que não são localizadas no Alpes Suíços.
Quando o assunto é escalada, é importante também ressaltar que a maior conquista da classe de escaladores se deu em 1953, quando o Monte Everest, considerado a maior montanha do planeta, teve seus 8848 m vencidos pelo homem.

Dicas de segurança:

 A prática da escalada exige técnica, muita força física e preparo emocional. A prática da modalidade de forma segura depende de um treinamento básico e de muita prudência aliada ao respeito dos limites do homem.
Pede-se que a atividade seja sempre realizada em dupla. Neste caso, o primeiro escalador avança pela via enquanto o segundo lhe dá segurança para só depois fazer sua ascensão.
Por ser um esporte onde o risco está sempre presente, acidentes não são raros e muitos deles podem levar à morte. Por isso são indispensáveis uma segurança competente, treinamento e o uso adequado do equipamento.
Não é aconselhável que a prática seja feita sem um curso básico ou com a ausência de um guia experiente. Um curso pode ser feito em dois finais de semana com atividades práticas e algumas horas de teoria.
A idade mínima indicada para se iniciar no esporte é de 14 anos. Antes disso a garotada pode ir dando seus primeiros passos em locais que oferecem a prática indoor.


Fonte: http://www.caravanadaaventura/